Atingir e superar a expectativa do cliente é um passo muito importante na criação de sites. Saiba como tomar a decisão correta.
Já caiu aquele site bomba na sua mão e você não soube se deveria ou não abraçar o projeto de criação de site?
Atender essa demanda é muitas vezes um dilema, pois a vontade de atender o cliente é grande, mas... a falta do conhecimento técnico para entregar um site no nível da expectativa e necessidade do cliente pode gerar um grande problema na entrega. Não precisa sair correndo, nós vamos te ajudar!
Imagina a seguinte situação...
O cliente chega com a demanda de branding, marketing e/ou publicidade. Aí você avalia quais são os canais de comunicação que a empresa utiliza, o histórico e a construção da marca, como a empresa se posiciona no mercado, analisa se o site está adequado e pronto!
De cara, você verifica que o site não vai atender as novas estratégias de marketing e/ou branding que serão desenvolvidas e implementadas futuramente... o site não é compatível, é antigo, desatualizado, ou ainda, inexistente!
O fato é que....
Para qualquer empresa se posicionar bem no mercado e trabalhar a percepção do cliente sobre a sua marca é fundamental ter um site profissional (isso todo mundo está “careca” de saber). Um trabalho de branding, por exemplo, precisa ser mostrado em uma plataforma condizente com a nova identidade, e o site faz parte disso. Sem contar as estratégias de marketing digital precisam de um site muito bom e otimizado para gerar resultado de verdade!
Mas o que acontece na prática quando o cliente procura uma empresa para criação de sites, é que ele precisa de um direcionamento, ele precisa de ajuda para decidir o que precisa ser feito.
Agora....
Quando chega um site para você fazer, que o cliente já havia passado por dificuldades com um site anterior, as queixas são várias: “não entregou o site”, “demorou 6 meses pra entregar”, “não ficou do jeito que eu queria” e por aí vai!! Aí, claramente o nível de exigência e expectativa pelo resultado esperado é muito maior. E eu diria até que você tem um problema! Vai ter que ralar para reconquistar a confiança do cliente.
E qual é o seu papel como profissional nesse momento?
Fazer a leitura correta de qual a necessidade do cliente, suas expectativas, coerência com as estratégias que serão implantadas, coerência com posicionamento de marca vigente/novo, e o principal, avaliar a viabilidade técnica para execução do serviço.
Questione-se: É complexo? Quais técnicas e tecnologias serão necessárias? Tenho profissionais especialistas para criação de sites?
A criação de sites envolve alguns processos complexos, que vão desde o entendimento de posicionamento de marca, passam pelo entendimento de experiência do usuário (UI/UX) e viabilidade técnica na criação do layout, e vai até o desenvolvimento web em si.
Criar um layout para website que não observe questões fundamentais para a execução da programação do front end ou do back end, pode gerar um problema de fidelidade na entrega de um site.
Em outras palavras, o cliente pediu uma coisa e você entregou outra [OMG]. Isso gera uma enorme frustração para o cliente e pra você mesmo!
Então, mesmo que você não venda esse serviço, quando chegar o momento, você poderá considerar os seguintes questionamentos para tomar a decisão se deve ou não atender esse cliente sozinho:
- Consigo fazer a criação e desenvolvimento de um website nesse nível de competência técnica exigida pelo cliente?
- Consigo fazer em um prazo aceitável?
- Consigo entregar no prazo estabelecido?
- Consigo entregar na qualidade que o cliente espera e precisa?
Separamos aqui algumas dicas do nosso site para te ajudar a avaliar melhor e quem sabe até abrir essa área de atuação dentro do seu negócio!
Web Design, por onde eu começo? #1 – Mapa mental
Web Design, por onde eu começo? #2 – Wireframe
Web Design, por onde eu começo? #3 – Qual software utilizar?
Saber como atender o cliente e desenvolver o projeto web evita o desgaste da sua relação com o cliente e aumenta a chance de fidelizar a sua carteira.
Cliente satisfeito sempre volta e fala bem!
Tá com dúvida ainda? Pode deixar um comentário aqui embaixo ou entre em contato que a gente te ajuda.