Muitas empresas não entendem porque ter um site profissional é importante. Saiba os benefícios de ter um site que vende.
Nós sempre dizemos aqui no Programatório: o site é o DNA digital da sua empresa. E é mesmo!
Muitas empresas optam por não ter um site profissional achando que as redes sociais são o suficiente, mas não é bem assim...
Um site profissional vende a sua marca, converte pessoas em clientes e é otimizado tanto para os mecanismos de busca (isso mesmo, seu site encontrado pelo Google) quanto para as estratégias de Marketing Digital.
Para pra pensar em todas as marcas famosas que você conhece. Pensou? Agora me diz: quantas dessas marcas famosas não possuem site?
Todas elas têm!
Essas empresas, tem consciência do poder que um site bem construído tem nas estratégias de marketing e na própria consolidação da marca, principalmente, porque o cliente que entra no seu site, inconscientemente, atribui uma nota de profissionalismo para ele, não importa o tamanho da empresa.
Além disso, os consumidores comentam nas redes sociais e no Google as experiências que tiveram com a sua empresa. Não estar atento a isso faz com que você não seja visto e perca vendas!
É por isso, que SIM! Você vende online!
Ter um site significa, ter uma extensão da sua empresa na internet, representa a fachada digital do seu negócio com os produtos em exposição na sua vitrine. Pensa bem, quando você construiu a fachada da sua empresa, desenvolveu todo conceito e pensou na decoração, você fez isso para quê? Para atrair o cliente e vender mais! Certo?
Na internet é exatamente a mesma coisa! A diferença, é que na internet, o seu negócio não fica limitado a um bairro ou a sua cidade. Se o seu produto é bom de verdade, você pode vendê-lo através da internet para o Brasil todo, e porque não, para o mundo?
Ah... mas eu já tenho um Facebook, não preciso de site!
Será mesmo? Essa é outra objeção comum. Se você quer ganhar dinheiro mesmo, entenda que um site NUNCA será um custo para o seu negócio e sim, um investimento!
Vou te provar!
Se você tivesse que pesquisar na internet sobre uma empresa que cria sites na sua cidade, como você faria:
- Pesquisaria no Google: “empresa de sites” ?
- Pesquisaria no Facebook: “empresa de sites”?
Mesmo que você tenha respondido Facebook, uma coisa é fato: o Facebook não é uma ferramenta otimizada para a pesquisa. A pesquisa no Facebook, é feita, muitas vezes, quando a pessoa já teve algum contato prévio com a marca, viu em algum lugar ou recebeu uma indicação de outra pessoa.
O Facebook é uma rede social de entretenimento, as pessoas não estão lá para pesquisar sobre produtos e empresas, e muito menos para comprar. É uma ferramenta que complementa o seu site, ajuda a obter tráfego para o site, e lá no site, é que as pessoas serão convencidas a se tornarem seus clientes!
Agora, para ser encontrado organicamente em uma pesquisa, a melhor opção é o Google, e para isso o seu site profissional é a chave!
Eu tenho site, mas ele não vende.
Essa é outra queixa comum: meu site não vende, não aparece no Google.
Posso te garantir, que mais de 90% das empresas que não tem sucesso na internet, não tem um site profissional pensado e criado para vender a empresa na internet.
Não adianta! O “sobrinho” ou o conhecido da vizinha (a não ser que seja especialista em criação e desenvolvimento de sites, além de especialista em SEO), não vão criar um site com todas as especificações necessárias para que seja um bom vendedor da sua marca na internet.
E é claro, que muitas vezes, é a própria limitação de orçamento que acaba fazendo com que o empresário escolha uma opção alternativa para ter seu primeiro site profissional...
Isso, já é um passo enorme, mas que pode vir acompanhado de frustrações quando o objetivo é usar o site para captação de clientes na internet. Se o site não sair como a empresa espera, é preciso refazer, e aí, um orçamento inicial barato, acaba saindo no mesmo valor de um site profissional preparado para vendas (se essa tivesse sido a primeira escolha).
Agora que você já sabe a importância de ter um site...
Conheça os 5 benefícios fundamentais de se ter um site profissional de verdade!
- A página é voltada para conversão de vendas:
O texto tem que ser pensado para vender! Deve conter as chamadas para ação (Call to Action) e botões que convidam as pessoas e as ajudam a tomar uma decisão de compra.
Assim você terá um site que cria uma experiência de aprendizado sobre o produto ou serviço, preparando as pessoas para a compra.
- Página otimizada para os mecanismos de busca:
É uma regra para quem quer aparecer e vender na internet: site otimizado para o Google (SEO), o que significa, que seu site possui uma construção estratégica para que ele se posicione o melhor possível nas buscas dos usuários.
Você ganha relevância nas buscas, aumento da visibilidade de marca e capta novos clientes.
- Constrói sua autoridade:
Uma página pensada para vender ajuda a construir a autoridade da empresa/marca e aumenta sua relevância no mercado. Se as pessoas confiam, elas compram!
É importante considerar também o design no desenvolvimento do seu site profissional, isso faz com que o seu site esteja à altura da sua empresa ou produto, valorizando-os.
- Você é encontrado no Google:
Sim! Você não precisa ficar correndo atrás do cliente! Pessoas que estão buscando por palavras relacionadas ao seu produto/serviço já estão em estágio mais avançado da decisão de compra, elas já querem o seu produto, então, você só precisa aparecer para elas primeiro!
No Facebook, você está convencendo as pessoas de que elas precisam de você, no Google não, elas estão procurando por alguém que venda o que elas precisam. Garanta que você seja encontrado!
- Habilitação para fazer Marketing Digital:
Tenha certeza de que seu site profissional é otimizado para os mecanismos de buscas (tem SEO), um site sem otimização faz com que você perca milhares de reais!
Com um site otimizado para vendas e SEO, você conseguirá aplicar as estratégias de Marketing Digital no seu negócio, como: links patrocinados do Google, produção de conteúdo no blog, captar e-mails, trazer fluxo de pessoas das redes sociais, captar clientes para o site e no final, gerar VENDAS!
Em resumo...
Ao construir o seu site, o responsável pelo nível de profissionalismo, pela reputação da marca e pelas vendas é você! Faça a sua “empresa virtual” ser tão boa quanto a que os clientes já conhecem no físico!
Veja também:
Quer saber mais sobre o assunto? Cadastre-se na nossa newsletter abaixo! :)