Recentemente programamos um site em que toda sua identidade foi construída usando a família de fonte Helvetica (https://bersardi.com), para isso tivemos que estudar como funciona o uso desta fonte para a web. Vamos compartilhar algumas de nossas experiências aqui, e no final, uma dica bônus caso você vá utilizar esta fonte em seu projeto.
Antes de mais nada, se você não sabe como funciona uso de fontes para a internet, veja nosso post falando sobre WebFonts.
1. A fonte Helvetica é websafe?
Chamamos de websafe as fontes que podem ser usadas sem medo de errar! Pois todos os dispositivos já vem de fábrica com elas instaladas (ex: Verdana, Arial, Sans serif...).
No entanto, a Helvetica só vem instalada de fábrica em dispositivos da Apple (iMac, Macbook, iPad, iPhone..), sendo assim, só estes dispositivos poderiam visualizar o site com a fonte correta, então ela não é totalmente websafe.
2. É grátis?
Outra dúvida que muitos tem é se a Helvetica é grátis, a resposta é.... Não.
Só por ela vir instalada em dispositivos Apple não nos dá o direito de usá-la em Identidades Visuais livremente… bom, mas isso pode ser conteúdo para um outro post.
Voltando para o nosso caso em específico, como o site que estávamos programando possui uma identidade muito forte com a fonte, fomos ver como comprar a versão webfont dela, porém para nossa surpresa, a webfont Helvetica não é comprável e nem assinável, ela é licença por número de visualizações! Isso significa que tínhamos de comprar uma licença para até X visualizações do website (250 mil views, 2.5 milhões de views..), a contagem funciona assim: Navegou em uma página = 1 view, clicou e foi para outra página = 2 views…
3. Quanto custa a webfont?
Nós pagamos 35 dólares por cada webfont (Roman, Bold, Italic… cada uma é cobrada separadamente), para uma licença de 250mil views (como o site era de baixo tráfego, acreditamos que vai durar alguns meses).
Compramos no site Fonts.com
4. Existem alternativas grátis?
Existem boas fontes gratuitas que de alguma forma a lembram, algumas das que mais gostamos até hoje foram:
Roboto
HK Grotesk
Montserrat
IBM Plex Sans
Heebo
Existem também opções Adobe Font (inclusas no Creative Cloud da Adobe)
Neue Haas Grotesk
Acumin Pro
Aktiv Grotesk
5. Dica bônus
Se caso seu projeto não tiver budget para investir na licença da webfont, porém ainda gostaria de usar a Helvetica de alguma forma, temos uma pequena dica. Na programação existe uma opção de inserir múltiplas fontes de forma condicional, funciona assim: se o computador ou smartphone tiver a fonte Helvetica instalada, o site carregará a Helvetica, se não tiver, ele usará uma webfont alternativa que foi instalada no site, dessa forma pelo menos ainda se mantém a identidade original em mais dispositivos, porém procure usar uma fonte alternativa que tenha um tamanho similar, senão seu layout pode desconfigurar.
A Helvetica é uma das fontes mais importantes, e talvez a mais conhecida da história! Ela funciona muito bem em inúmeros casos, porém quando você for decidir pelo uso dela, lembre-se de planejar seu projeto desde o começo levando em consideração as questões que explicamos neste post.