Implementar o certificado SSL permite criptografar os dados dos usuários e evitar que sejam utilizados por terceiros.
Você pode até achar que isso não é importante, mas é!
Garantir a segurança do seu site é a mesma coisa que garantir a segurança da sua própria empresa contra assaltos por exemplo. Só que nesse caso, você está impedindo o roubo de informações virtuais valiosíssimas dos seus clientes.
Ainda em fevereiro, o Google já havia deixado claro que iria marcar os sites sem certificado de segurança SSL como inseguros. Na prática, isso significa que ele vai avisar os usuários através do Chrome que o seu site não é um ambiente seguro para navegação.
Em julho, o Google formalmente começou a notificar os usuários pelo Chrome. O usuário recebe uma notificação através do navegador quando utiliza um site inseguro, que contém apenas o HTTP no início do endereço da web. Ao clicar "não seguro" você vê a mensagem abaixo:
Você certamente já deve ter visto alguma vez essa notificação.
Isso fará com que os sites tenham que se adaptar aos novos parâmetros do Google ou poderão sofrer penalizações, por exemplo, de SEO e tráfego.
Para quem vai fazer a criação de site do zero, já saiu na frente! Já pode implementar antes mesmo de lançar seu site, e quem sabe, até conseguir se posicionar melhor nas buscas por isso.
Para entender em mais detalhes e se preparar para essa mudança, dá só uma olhada aqui embaixo:
O que é o Certificado SSL?
Vem do inglês, Secure Sockets Layer, é um protocolo de segurança ou certificado digital, que garante aos usuários acessarem sites com navegação em ambiente seguro.
Uma vez instalado o certificado, ele ativa uma conexão segura entre o navegador o servidor web, o que faz com o protocolo de segurança mude de HTTP para HTTPS. Ele impede a instalação de malwares e roubo de dados por terceiros, se tornando um grande aliado para a diminuição dos cibercrimes.
Hackers conseguem facilmente acessar dados de formulários e utilizá-los para cometer crimes.
A diferença entre HTTP e HTTPS
O HTTPS significa Hypertext Transfer Protocol Secure, é um protocolo de comunicação que protege a integridade e confidencialidade dos dados na troca de informações entre o seu computador e outros sites.
Sites sem certificado SSL são identificados na barra de endereços como “HTTP”, e não são capazes de fornecer esse tipo segurança ao usuário.
Saiba se você está em uma navegação segura. Observe:
- No início da barra de endereço deve ter a indicação “HTTPS”.
- Precedendo o domínio do site na barra de endereços, você verá um pequeno cadeado + a palavra “seguro”.
Por que utilizar o certificado SSL é importante?
O Google já privilegia sites que contenham esse certificado, porque ele garante 3 camadas de proteção:
- Criptografia de dados
Protege a troca de dados evitando que outros usuários tenham acesso às conversas, rastreiem atividades e roubem informações.
- Integridade de dados
Um dado não pode ser modificado nem corrompido durante a transferência, seja intencionalmente ou não, sem ser detectado.
- Autenticidade
Certifica que os usuários estão se comunicando com o site pretendido, gera confiança no site e protege contra-ataques invasores na tentativa de retransmitirem ou alterarem dados.
SEO (Search Engine Optimization): Otimização para os mecanismos de busca
Apesar de não existir nada oficial sobre o algoritmo do Google penalizar de alguma forma os sites não-seguros no ranqueamento de busca, é uma situação que tem sido observada.
Isso, porque o Google considera fatores como a taxa de rejeição e tempo gasto nas páginas pelos consumidores como influenciadores no ranqueamento. Inclusive, já tem ranqueado bem sites que possuem certificação SSL.
Inclusive, isso pode resultar em uma diminuição considerável de tráfego, já que o cliente ao ver a mensagem de site inseguro poderia desistir de acessá-lo ou de realizar uma compra.
Quem não atualizar o site, vai ter muita dificuldade para conquistar o posicionamento que tinha anteriormente na busca do Google.
A migração do HTTP para HTTPS.
Ao fazer a migração do seu site de HTTP para HTTPS, esteja ciente que o Google irá considerar como uma mudança de URL e isso pode gerar alguma alteração no tráfego alcançado pelo site.
Além da utilização do certificado SSL, existe uma série de configurações que serão necessárias no servidor do site para que ele receba a identificação HTTPS.
Você pode ver em mais detalhes no próprio site do Google.
Existe um custo?
Esse custo está atrelado ao seu servidor, ao tipo de certificado SSL e ao seu desenvolvedor web, que pode fazer toda essa configuração para que você não tenha com o que se preocupar.
Ainda não há uma data limite para adequação do site, mas devido os fatores penalizadores para sites sem certificados, quanto antes você fizer a mudança no site, mais rápido você será considerado um site confiável pelo Google novamente.
Aí é só garantir um bom SEO que vai dar tudo certo.